Algumas instituições de ensino, públicas ou privadas, participam de projetos que visam o oferecimento de bolsas de estudo integrais. A seleção de candidatos acontece na maioria das vezes por meio de uma prova seletiva, um vestibular aplicado a todos os interessados. Mas há casos em que a renda familiar e trajetória estudantil ajudem na escolha dos estudantes.
Programas que promovem cursos gratuitos
Atualmente, todo tipo de formação profissional é interessante para compor o currículo. Principalmente porque o país vive uma crise de oportunidades de emprego, e as vagas estão cada vez mais acirradas.
Afim de promover a educação profissional e tecnológica, o governo federal cria iniciativas que possibilitem o oferecimento de bolsas de estudos integrais. E ainda, a abertura de novas turmas nas instituições parceiras. Bons exemplos são o Pronatec e Sisutec, que visam o oferecimento de cursos gratuitos.
Algumas instituições particulares são parceiras de programas do governo. Além disso, criam iniciativas para oferecer aulas totalmente grátis. Como vestibulares, seleção de candidatos de baixa renda ou cursos em EAD. Situações comuns nos cursos Senai.
Em alguns cursos se exige a conclusão do ensino fundamental ou médio, sendo essa uma exigência de participação. Então, se você ainda não concluiu algum desses, é possível obter seu diploma através do Encceja 2021, uma prova que acontece todos os anos e oferece diversas oportunidades para aqueles que a realizam.
Para participar é só realizar a inscrição Encceja 2021 através do site do programa. Nesse site ainda será divulgado o resultado do exame e outras informações que são necessárias para a realização da prova.
Instituições que oferecem cursos gratuitos
Dentro dessa linha de programas que objetivam o oferecimento gratuito de cursos de aprendizagem, algumas instituições se destacam na oferta.
Seja pelo fato de criar campanhas para atrair o público, ou pela parceria efetiva com projetos do governo federal ou do MEC. E assim, se tornam reconhecidas nesse meio por sua opção de gratuidade.
Inclusive, são centros de ensino renomados, bem avaliados pelo MEC e que formam ótimos profissionais. Por exemplo:
- SENAI;
- SENAC;
- Estácio;
- Unicamp;
- USP.
Opções de cursos grátis
As instituições que foram citadas acima, são apenas alguns exemplos dos centros de ensino que ofertam cursos sem custo algum. Por isso, vale a pena pesquisar nas instituições da sua região.
O nível técnico e de aprendizagem são os mais oferecidos, embora haja programas para a formação em ensino superior. No entanto, o tecnólogo concluí o curso em menor tempo e com a mesma qualidade de um bacharel.
Veja algumas das opções de curso, por área:
- Saúde;
- Educação;
- Meio ambiente;
- Segurança;
- Estética;
- Saúde animal;
- Comunicação;
- Turismo e lazer;
- Moda;
- Idiomas;
- Informática;
- Tecnologia;
- Mecânica;
- E muitos outros.
Verifique no site oficial da instituição escolhida quais são as opções de cursos disponíveis na sua região.